domingo, 4 de março de 2007

Mais Hand Ibira

O coordenador da Hand Ibira, Ricardo "Big" Shimanuki, pediu para algumas pessoas escreverem sobre o que o Hand Ibira significa para elas, contando algumas histórias, enfim, falar um pouco sobre o assunto.

Vou falar menos do Hand Ibira, e mais do que significou pra mim.

Quando eu estava na 7a série, no alto dos meus 13 anos, a escola estadual que eu estudava foi participar de um torneio de Handebol de nível municipal, entre outras escolas estaduais e particulares.

Eu era o goleiro daquela "equipe", mas nunca tive treinamento específico pra posição. Eu era goleiro simplesmente porque gostava de jogar no gol, seja no handebol ou no futebol. Mas como todos sabem, handebol é viciante e apaixonante, de fato que comecei a gostar do jogo mais do que simplesmente "estar" ali.

Depois de alguns jogos - a equipe tinha dois ou três jogadores que resolviam tudo - fomos jogar contra "A" equipe. Não me lembro qual colégio era, mas eu lembro que o treinador dos caras era também treinador do time da minha cidade. No jogo, eu pulava de lá pra cá e de cá pra lá, as vezes a bola pegava em mim, mas via de regra ia busca-la nas redes.

Óbvio, perdemos.

Mas ao fim do jogo o treinador adversário veio conversar comigo e com outro jogador da minha equipe, nos elogiando e convidando para treinar no time da minha cidade. Ficamos contentes e orgulhosos pelo convite!

Mas não fomos. Medo, enfim, sei lá por quê, não fomos.

15 anos depois conheci o Hand Ibira. Fiquei sabendo dessa turma que se conheceu na Internet e que de repente se juntaram no parque pra tentar jogar uma pelada desse esporte que nós amamos.

"Pelada" mesmo. No primeiro dia que cheguei, não conhecia ninguém, fazia anos e mais anos que eu não entrava numa quadra pra jogar Hand... e cheguei, disse que era goleiro, perguntei quem estava ali esperando de próximo, 15 minutos depois estava lá embaixo do sol esperando a primeira bolada no peito! E ninguém que não jogue Hand consegue entender como é que uma pessoa em sã consciência pode gostar de tomar uma bolada no peito!!!

Foi incrível essa sensação. Me senti como se tivesse aceito o convite do treinador 15 anos depois.

E foi a mesma sensação de ver um dos primeiro jogos do que viria a ser a equipe do Hand Ibira, torcendo ao lado da quadra como um integrante de torcida organizada. Foi fantástico!

Hoje eu jogo pouco, é verdade, os muitos quilos e a pouca coragem de acordar cedo levam a isso. Mas aquele pequeno grupo que por um bom tempo brigava por uma quadra no parque, cresceu, e hoje ganhou o respeito de todos. Com algumas brigas internas, entre altos e baixos, o Hand Ibira hoje é uma referência de sucesso, no meu entender. E tenho um puta orgulho de ter acompanhado esse crescimento quase do começo.

"E pode chutar mais forte que tá vindo muito fraco!!!" :)

Nenhum comentário: