domingo, 12 de abril de 2009

e: A História de um Número

"O número governa o Universo" (Lema dos Pitagóricos)


e: A História de um Número - Eli Maor
ISBN: 9788501058478
Editora Record

Acabei de "ler" esse livro, e confesso que comprei pela capa e pelo título. Ou então vi alguma indicação em algum site sobre matemática, não sei ao certo.

Ando numa fase voltada a minha raiz exata - minha formação de Bacharel em Matemática às vezes vem à tona. Gosto de ciência "pura", e acho que cada dia mais a dita "educação" aqui no Brasil - ou no Brasil ao meu alcance ao menos - está ficando cada vez mais longe das ciências puras.


Enfim, o livro é bem interessante, mas sem ilusões, se você não gosta de Matemática vai aproveitar menos de 50% da obra. Se você gosta e não entende muito vai aproveitar um pouco mais. Se você entende bastante, vai se divertir. Eu estou ali na casa dos que entendem uns 70%.

O autor conta a história da constante matemática 'e'. De carona, bastante da história da matemática, desde os antepassados gregos até meados de 1900. E aí que está o ponto interessante, ele explica como os pesquisadores chegaram a certas conclusões, porque existe limite, derivada, e exemplos práticos de onde usar essas "coisas".

No curso de matemática (pelo menos os que participei), os professores explicam muito pouco os porquês das coisas, e nisso esse livro é legal, até para aqueles que vão entender 50% ou menos. Eu acho interessante estudar a história dos caras, de onde surgiram as ideias e teorias, mesmo que não entenda bulhufas dos x´s, y´s e números transcendentais (que não tem nada de místicos, são números que transcendem - vão além - do reino dos números algébricos[p.247]).

Boa leitura. E, bem, boas contas!

Nenhum comentário: