terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Diário SCJP

Estudar para certificação Java é um porre!

Por isso mesmo eu admiro quem o faz. E quem o faz e ainda tem a cara de pau de montar um blog a respeito, tem que dar moral. É o caso do Felipe "Batata", que meteu as caras e está a todo vapor com seu Diário de Estudos - SCJP. Bota carvão e senta o dedo nessa p*##@, Batata.

Voltando ao porre, sim, eu acho que é um porre. Mas "ser um porre" é diferente de "não ser importante". Pelo contrário. Eu mesmo já sentei várias horas para estudar quando tirei as minhas, em 2002 e 2003. Comprei livros e tudo. Aliás, eu devo em breve, talvez, sei lá, nas próximas 48 semanas (praticamente uma gestação) fazer a prova para atualizar a maledita versão, a 1.2 tá cheirando azedo, já.

Mas enfim, algumas pessoas olham torto para os certificados. Eu fico no meio do caminho, não gosto dos extremos dessa discussão (por sinal eu não gosto dos extremos de quase nenhuma) . O importante não é a certificação em si, mas como o certificado faz uso dela. Passar numa SCJP só comprova que voce foi bem numa prova, daí a ser um bom programador, tem chão.

Por outro lado, tem muita gente no mercado de trabalho que adora os certificados. Se o objetivo é ganhar uma alocação com um valor-hora melhorzinho, a prova é muito bem vinda. Veja bem, estamos falando de valor-hora, alocação, recursos, etc... qualidade, equipes consistentes, projetos coerentes e bem gerenciados, iso aí é outra conversa.

O que não pode também é cometer heresias e pensar em achar que a certificação dá super-poderes ou que pode ser tão importante quanto uma graduação. Vamos com calma...

Enfim, faça bom uso de seu SCJP. Se você acha que a empresa dá importância, coloque em destaque no seu curriculo. Se você acha que não, ganhe só uma linha a mais.

2 comentários:

Unknown disse...

André, valeu pelo POST. Valeu pelo LINK que colocou no seu blog.

Estou na batalha!

Ah, obrigado também pelos comentários no meu blog!

Um grande abraço!

oshiro disse...

Realmente André, estudar é um porre! Eu preciso retornar meus estudos da prova de WEB, mas como todo brasileiro, acho q vou acabar fazendo a prova na ultima semana possivel rs

Falow!
Abraço