terça-feira, 1 de maio de 2007

Mágicas!

Estava lendo um post do GUJ a respeito da proposta de JSR definindo closures, e fui saber mais sobre o assunto. Closures é desses termos que existem em linguagens de programação desde mil novecentos e bits um, e eu já deveria saber ou fazer idéia do que era.

Lendo este texto já nem tão novo do Martin Fowler, e uma coisa aqui ou acolá, deu pra clarear um pouco a mente. A primeira coisa que me veio a cabeça foi que se parece muito com Inner Classes, mas o próprio Fowler me respondeu no texto que não é bem assim.

Nesse mesmo post, se comenta sobre a JSR 308, que propõe basicamente enfiar @nnot@tions em tudo que é buraco no código. É divertido passear um pouco nas JSRs lá no jcp.org (coisa de nerd, mas é divertido). Outro dia encontrei um amigo com a especificação da JPA embaixo do braço, que faz parte da JSR 220 - EJB 3.0. Ele disse que não achava literatura decente sobre JPA. Isso aí, livros explicadinhos são para os fracos, nunca vi um espartano lendo "Battles for Dummies"!!!

Enfim, juntando alhos com bugalhos, fiquei imaginando daqui a um ou dois anos, um código escrito por alguém sedento por novidades e mágicas, uma mente onde a expressão "código fonte limpo" inexiste, aquele código cheio de generics, @nnot@tions, (closures), reflections and so on...

Vai ser um pé no saco.

"Senhor, por que me abandonaste?"

Nenhum comentário: