quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ensaio sobre o solenóide

by Houaiss (para assinantes)
Acepções
substantivo masculino
Rubrica: eletricidade, física.
fio condutor enrolado em hélice, de espiras muito próximas, em torno de um eixo [Serve de indutor.]

Quando a pessoa tem um carro, já não tão novo, e é uma pessoa que realmente não passou na fila de conhecimento dos carros, adquire uma boa experiência bibliográfica no trato e retrato do seu veiculo automotor.

A pessoa trabalhou em uma auto-peças, que produzia juntas e retentores. Lá a pessoa aprendeu que cada maledita peça que compõe nosso carro pode vir de um canto diferente. E cada canto vai ganhar o seu, e a pessoa precisa saber que ela própria é a base da cadeia alimentar automotiva.

Com o tempo a pessoa aprende sobre bandejas e pivôs, e descobre que pivô é uma peça vendida a parte da bandeja, apesar de uma estar tão ligada a outra como o Ministro da Economia está ligado ao Banco Central. Mas tudo bem.

Passa o tempo, e a pessoa aprende que tem uma peça chamada trambulador, que quando está trincada até o manobrista do estacionamento reclama de você ("essa ré não funciona, quando você vai arrumar?"). Enfim, um dia o trambulador quebra de vez, e aí a pessoa aprende que é melhor tentar correr atrás de trocar o tal trambulador quando o carro está engatando as marchas de forma correta. Com o trambulador quebrado, fica meio chato levar o veiculo automotivo até o mecânico da família.

Passa mais um pouco de tempo, a pessoa aprende sobre outras coisas. Aprende que aquela caixa de seta que fica atrás do volante é cara. Aprende sobre como retirar na força bruta o combustível errado que o frentista abasteceu. Enfim, entre outras coisas.

Ontem a pessoa aprendeu o que é o solenóide, a peça. E aprendeu que o solenóide, a peça, que tem um belo nome, faz parte do motor de partida, que é uma coisa bem pesada e BEM cara. E aprendeu também que andar com um pedaço de madeira no porta malas pode ser útil, pois se o tal motor de partida não funciona, as vezes umas porradas funcionam, na emergência.

E aprendeu também que para trocar a porcaria do solenóide, a peça, talvez demore um pouco, e faz a pessoa desembolsar uma grana. Ontem foi primeiro de Abril, mas o cheque não foi de mentira.


Enfim, a pessoa espera não ter que aprender muitas outras coisas até o final do ano, pelo menos, pois o solenóide, a peça, já gerou conhecimentos demais.

Nenhum comentário: